Pedro Estrella Fotografia - Midias Sociais

Problema

O fotógrafo Pedro Estrella precisava divulgar seu workshop exclusivo sobre uso do flash em ambientes externos. Por isso nos procurou para realizarmos a captação de alunos usando as midias sociais.

O curso tem a proposta de ensinar e dar suporte de forma individual a cada aluno participante. Sendo assim, a turma a ser aberta seria limitada a no máximo 10 participantes.

Nossa missão seria encontrar e captar, nas midias sociais, possíveis interessados em pagar pela exclusividade e conhecimentos oferecidos no curso.

Solução

Considerando que a missão era buscar participantes suficientes para fechamento de uma turma de 10 alunos, decidimos usar o Facebook Leads ADs como estratégia de campanha.

E sendo o conteúdo do curso matéria diferenciada até para alguns profissionais da área, canalizamos a campanha tanto para fotógrafos profissionais quanto para amadores e demais interessados por fotografia.

É importante esclarecer que usamos o Facebook Leads ADs como estratégia para essa campanha pelos seguintes motivos:

— Eventualmente, preencher formulários de cadastro pode ser difícil, principalmente quando se está usando um celular;
— Por isso o Facebook Leads ADs simplifica o processo, bastando que o interessado toque no anúncio para que o formulário apareça já preenchido automaticamente com as informações de contato (que elas forneceram ao Facebook), e pronto para ser enviado diretamente para você;
— Sendo assim, com apenas alguns toques é possível fornecer ao interessado as informações que desejam. E em contra partida, você gera um cadastro qualificado para sua campanha.

Dessa forma, acreditando estar explorando ao máximo as possibilidades da ferramenta a serviço de nossa campanha, publicamos o anúncio para a geração de cadastros que, embora não esteja mais sendo veiculado, você pode ver funcionando clicando no link a seguir:

Pedro Estrella Fotografia, campanha “Lente”, anúncio 1.

A veiculação da campanha foi por 30 dias, com uma verba vitalícia de R$50,00 para a compra de mídia.

Desempenho

De fato, durante os 30 dias de campanha, conseguimos alcançar um total de 60 cadastros de alunos interessados no curso. Ou seja, seis vezes mais do que o esperado pelo plano original.

Portanto os R$50,00 investidos, que já representariam um excelente ROI no caso de alcançarmos apenas 10 interessados (R$5,00 por cadastro), levaram a campanha a um patamar onde cada cadastro teve um custo efetivo de R$0,83.

Veja o relatório:

Diferencial

Por certo um dos fatores que atribuímos ao sucesso da campanha foi o uso de um de nossos vídeo templates customizáveis, que comercializamos através de nosso catálogo de produtos para incrementar as ações de marketing de nossos clientes.

De fato, segundo a Rockcontent, um dos maiores portais de marketing de conteúdo da América Latina, o vídeo marketing é, atualmente, uma das estratégias mais utilizadas por empresas de todos os tamanhos e nichos.

Só para ilustrar, vejam os números:

1. 81% das empresas utilizam o vídeo como ferramenta de marketing (State of Video Marketing, 2017);

2. vídeos aumentam em até 54% do alcance da marca (OptinMonster, 2018);

3. 85% das empresas possuem equipes internas para investir na produção de vídeos (HubSpot, 2017);

4. 99% das empresas que já utilizam o vídeo marketing pretendem continuar com a estratégia em 2018 (State of Video Marketing, 2017);

5. 65% das empresas que ainda não utilizam o vídeo marketing pretendem implementar essa estratégia em 2018 (State of Video Marketing, 2017);

6. empresas que utilizam o vídeo marketing geram uma receita 49% maior do que aquelas que não utilizam (WordStream, 2018);

7. 35% das empresas utilizam ferramentas de análise avançadas para medir a performance de seus vídeos (HubSpot, 2017);

8. 18 é o número médio de vídeos publicados por negócios por mês (HubSpot, 2017);

9. apenas 19% das empresas não utilizam vídeos em estratégias de marketing (State of Video Marketing, 2017).

Diante disso, fica fácil compreender o sucesso obtido com a campanha.

Principalmente se levarmos em consideração o fato de que o vídeo em questão, em razão da qualidade apresentada, certamente contribuiu na construção de uma imagem positiva sobre o profissional, ajudando a influenciar os interessados na decisão de compra do curso.

Veja o vídeo já customizado com a marca de Pedro Estrella Fotografia:

Resultados

Certamente os resultados alcançados, sob nosso ponto de vista, foram mais que satisfatórios.

Porque se de um lado, a satisfação de ver um cliente alcançando a meta pretendida com o auxílio de nossos esforços é indescritível, de outro, quando percebemos que superamos, e muito, a meta perseguida, temos a certeza absoluta de que nosso time aqui na Asterisco se superou mais uma vez.

Sendo assim,  não há dúvidas que usar as midias sociais como ferramenta de vendas possibilita alcançarmos resultados realmente expressivos. Decerto, o ROI que conseguimos viabilizar para Pedro Estrella Fotografia é prova disso.

Vamos Conversar?

Agora só falta você experimentar essa ótima relação custo x benefício aplicada também em sua marca, produto ou serviço. E eu não só posso. como vou ficar muito feliz de poder te ajudar com isso.

Clica aqui, e manda um email. Ou aqui pra escolher o canal de sua preferencia.

Author

Vitor Borges

Criativo, curioso, pro-ativo, prestativo, e gente boa. Consumidor confesso de tecnologia, é hard user de internet desde o tempo do BBS, fã inveterado de tudo que a Apple ainda vai lançar, e Diretor de Criação do Asterisco Criativo.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Marked fields are required.