midias sociais: você acredita no marketing nas redes?

Trocando ideias sobre marketing digital com colegas de outras agências, tenho notado um leve aumento na incidência de uma “reclamação” específica.

A cada vez mais presente descrença manifestada pelos prospects quanto ao uso das mídias sociais como ferramenta de marketing.

Mas por que isto acontece?

Aqui no Asterisco Criativo também já deparamos com leads que ao se tornarem clientes resistiram à inclusão de mídias sociais nos seus planejamentos de comunicação.

Mas por força do nosso comprometimento com a boa técnica, temos em casa alguns cases recentes de sucesso com o uso das redes sociais como ferramenta de marketing.

Tudo devidamente mensurado e documentado, o que tornou possível mostrar que a descrença deles não deveria existir.

Enfim, respondendo a pergunta, com a experiência que adquiri no dia a dia do processo de geração de leads e prospecção de novos clientes, posso arriscar dizer que a descrença nas redes sociais como ferramenta de marketing acontece em decorrência de três pontos em comum:

— Todos viveram experiências anteriores ruins com o processo e uso que fizeram das mídias sociais a favor de suas marcas, produtos ou serviços.

— Quase todos investiram uma quantidade razoável de tempo e dinheiro, mas sem obter nenhum retorno.

— Muitos demonstram uma boa dose de falta de conhecimento mais aprofundado sobre o tema. Tanto sobre as possibilidades que as ferramentas disponíveis para a realização de um bom marketing de conteúdo oferecem; quanto sobre as técnicas existentes para tirar o máximo proveito delas.

Na prática, o que isso significa?

Eu, particularmente, avalio como justa a descrença que se cria diante de experiências como estas que mencionei. É um processo quase instintivo.

E como empreendedor, também consigo me solidarizar. Afinal, numa empresa tempo e dinheiro são caros, quase sempre muito caros. Não se pode desperdiçar.

Mas como profissional atuante no dia a dia do marketing digital, eu diria que é preciso que tenhamos mais atenção e cautela com a questão antes de tratá-la como verdade absoluta.

Porque salvo poucas [e específicas] exceções, é possível sim promover quase de tudo com sucesso em mídias sociais.

Se você tem um bom produto, um bom preço, um bom atendimento e uma boa estratégia pensada para o uso de forma correta das ferramentas disponíveis, você tem tudo que é preciso pra obter resultados.

Por isso eventuais resultados negativos sugerem que na verdade os problemas estão nas decisões tomadas durante o processo, e não na capacidade das mídias sociais em fazer acontecer.

Resumindo num português claro, o que quero dizer é que a crença de que redes sociais não funcionam para marcas é quase sempre construída em razão de resultados negativos obtidos por uso incorreto das ferramentas e técnicas disponíveis.

Procure rever seus conceitos.

Com sua descrença formada em decorrência de erro ou falta de conhecimento técnico suficiente para o uso e administração das ferramentas disponíveis, você pode estar deixando de aproveitar muitas oportunidades que ainda nem sabe que existem e podem ser usadas a seu favor.

Se sua experiência até agora foi negativa, não significa que ela precisa ser sempre negativa. Em marketing sempre há a possibilidade de se girar o leme para corrigir o curso e encontrar a melhor rota para o objetivo.

Portanto, invista em conhecimento. Aperfeiçoe-se.

Mas fique atento: seja buscando treinamentos específicos na área, seja escolhendo uma nova agência, antes de decidir procure saber se os professores ou a agência carregam na bagagem experiências reais e com bons resultados em matéria de marketing nas redes sociais.

Bons teóricos existem em farta quantidade. Com a quantidade de informação disponível qualquer um se torna [auto intitula] especialista em marketing digital.

Porém somente teoria não é suficiente para entregar resultados. O máximo que você pode conseguir é alguns likes ou comentários em seus posts impulsionados.

Só que somente likes não são suficientes pra pagar as contas. São? Deixe um comentário com sua opinião.

Abraço! =)

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Author

Vitor Borges

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